Última hora: Diogo Boa Alma surpreende a todos e defende Rogério Schmidt (vídeo)
Diogo Boa Alma, ex-diretor desportivo de Casa Pia e Santa Clara, expressou recentemente a sua opinião sobre a comunicação de Roger Schmidt, treinador do Benfica, durante uma entrevista ao podcast Final Cut da agência Sports Tailors. Para o dirigente, o técnico alemão deveria ter sido mais protegido pelos responsáveis do clube na forma como comunica com a imprensa e com o público em geral.
Diogo Boa Alma argumenta que algumas situações que ocorreram recentemente com Roger Schmidt não deveriam ter acontecido e que, na cultura alemã, tais situações seriam impensáveis.
“Há coisas que se passaram que são inaceitáveis. Percebemos que na cultura alemã isto é impensável acontecer; aqui também devia ser. Mas estamos acostumados a que isto seja corriqueiro e normal, e não deveria sê-lo. Ele deve ser protegido nesse aspeto, mas também deve saber passar essa mensagem de uma maneira diferente“, explicou.
O ex-dirigente destacou ainda a importância de uma comunicação clara e alinhada dentro do clube, especialmente em momentos de crise.
“O problema do Benfica é não percebermos qual é o caminho. Se não ganhas e dizes que fizeste tudo, a tendência é cometeres os mesmos erros“, apontou. Diogo Boa Alma defende que, em situações delicadas, deve ser o presidente ou outros responsáveis do clube a aparecer em público, para resguardar o treinador e evitar que este fique exposto mediaticamente.
Além disso, Boa Alma elogiou a postura de Hugo Viana, diretor desportivo do Sporting, que tem conseguido evitar os holofotes e gerir a comunicação de forma mais eficaz.
“Vemos que o Hugo Viana, por exemplo, não procura ter esses holofotes. Se nós tivermos essa capacidade de autoanálise e autocrítica, as pessoas vão entender mais facilmente“, concluiu.
Estas declarações surgem num momento em que o Benfica enfrenta desafios internos e externos, com a comunicação a ser uma área crítica para manter a estabilidade e a confiança dos adeptos e da equipa técnica.