Bernardo Palmeira será o novo diretor desportivo do Sporting (vídeo)
No dia em que o Sporting confirmou que Hugo Viana irá juntar-se ao Manchester City na temporada 2025/26, revelou igualmente como será resolvida a saída do diretor desportivo no final da atual temporada.
Em comunicado, o Sporting revelou que a figura de diretor desportivo será extinta na próxima temporada, sendo substituída por um novo modelo de gestão. Bernardo Palmeiro, que atuou como assessor executivo do clube entre 2020 e 2023, assumirá o cargo de diretor-geral do futebol, enquanto Flávio Costa continuará como diretor de scouting. Ambos irão reportar diretamente ao presidente, Frederico Varandas.
O clube sublinhou que esta reestruturação é fruto de um planeamento estratégico, que visa adaptar o modelo de gestão do futebol profissional do Sporting a novos desafios
Quem é Bernardo Palmeiro, o novo diretor-geral do Sporting
Bernardo Palmeiro vai ser o sucessor de Hugo Viana, que vai rumar ao Manchester City em 2025. O advogado, de 43 anos, vai ser o diretor-geral do futebol dos leões, com o cargo de diretor-desportivo a ser extinto com a saída do antigo internacional português para os citizens no final da época.
Bernardo Palmeiro exerceu assessoria executiva à administração da SAD do Sporting e ao departamento de futebol, entre 2020 e 2023, e vai trabalhar com o diretor de scouting, Flávio Costa.
O futuro dirigente é especialista em direito desportivo e é um homem de confiança de Frederico Varandas, presidente do Sporting.
Durante os três anos que trabalhou em Alvalade, teve papel importante nas áreas jurídica e negocial, ao colaborar com Varandas e Viana em seis janelas de transferências.
Em julho de 2023, mudou-se para o Rio Ave, passando a ser assessor executivo do clube de Vila do Conde e a trabalhar diretamente com a presidente Alexandrina Cruz. Foi crucial na ligação dos rioavistas ao grupo de Evangelos Marinakis, que investiu no Rio Ave e é dono do Olympiacos e do Nottingham Forest.
Deixou o cargo em maio deste ano e esteve envolvido em algumas transferências no mercado de verão, nomeadamente a mudança de João Palhinha do Fulham para o Bayern Munique. Antes de ter trabalhado no Sporting, esteve ligado ao Comité Disciplinar da FIFA, já depois de ter sido consultor de projeto no Comité Olímpico Internacional, e de ter terminado um mestrado em gestão desportiva na Suíça. Segue-se o regresso ao Sporting, agora para ser o diretor-geral do campeão nacional.