Rui Santos voltou a irritar os adeptos portistas, com um novo e rasgado elogio ao Benfica. De acordo com o comentador da CNN Portugal, o título do Benfica não teve qualquer suporte das arbitragens, garantindo que o departamento da comunicação de alguns clubes apenas sugerem isso, de forma a escamotear os seus fracassos.
Na opinião do jornalista, o Benfica ganhou bem o campeonato português, a jogar um futebol muito superior ao produzido pelo do FC Porto, que terminou a prova a dois pontos do vencedor, ficando-se pelo segundo lugar final.
O que terá acontecido, acrescentou ainda Rui Santos, por uma permissividade da arbitragem, mas a favor dos dragões. Portanto, se a diferença pontual não foi maior, foi porque o FC Porto pode infringir as leis do jogo, e abusar de uma agressividade, sugerindo, então, que o ‘colinho’ dos árbitros foi mesmo para o FC Porto, permitindo à equipa manter-se na luta pelo campeonato até ao final da prova.
“O FC Porto ficou, em termos de qualidade futebolística bastante aquém do Benfica. O que teve foi esses méritos da exploração dessa competitividade normal, mas também da competitividade acima das leis de jogo. A tal permissividade consentida pelas equipas de arbitragem”, disse o jornalista, antes de fazer um comentário que, segundo ele, pode ser até polémico e difícil de aceitar em alguns setores.
“Eu acho que o campeonato deu-nos exatamente essa ideia de um Benfica que mereceu, claramente, este título. Que o FC Porto deu luta, e muita luta, generosamente, com menos qualidade e sem que o Benfica tenha sido levado ao colo.
O Benfica não foi levado ao colo. O Benfica levou ao colo a expressão do melhor futebol, a certa altura, produziu do melhor futebol ao nível da Europa”, defendeu o comentador da CNN Portugal, apesar da “propaganda” em sentido contrário levada a cabo pela “comunicação dos clubes” rivais, apontou ainda Rui Santos.