Duarte Gomes analisou o jogo entre Fc Porto e Anderlecht (vídeo)
O dinamarquês Morten Krogh foi nomeado pelo Comité de Arbitragem da UEFA para dirigir o encontro que colocou frente a frente Anderlecht e FC Porto. O jogo, referente à 5ª Jornada da Liga Europa, teve como videoárbitro o italiano Luca Pairetto. Krogh, de 36 anos, soma já sete jogos nesta competição.
Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:
1′ Dolberg ainda festejou após introduzir a bola na baliza de Diogo Costa, mas o lance acabaria por ser bem anulado pela tecnologia. É que o avançado dinamarquês partiu de posição irregular. Decisão correta da equipa de arbitragem.
8′ Empurrão evidente (a duas mãos) de Simic sobre Galeno, quando o sérvio estava em posição atacante dentro da área azul e branca. O árbitro nada assinalou.
20′ O lance do jogo merece análise técnica detalhada, a começar com uma pergunta simples: foi Degreef quem levantou demasiado o pé, atingindo a cabeça de Francisco Moura de forma imprudente ou foi o defesa do FC Porto quem a baixou até zona de risco, sendo atingido por esse motivo? O VAR teve a sua certeza (pouco compreensível em lance tão subjetivo) e o árbitro concordou. A interpretação de ambos é respeitável, mas a nossa é diferente: ao baixar a cabeça num local onde podia jogar com o pé, o defesa do Porto cometeu aquilo que a lei designa por “jogo perigoso passivo”, ou seja, colocou em risco a sua integridade física. O pontapé de penálti foi mal assinalado.
28′ Galeno foi avisado pelo árbitro para refrear a dureza de infração que, na realidade, não cometeu. Krogh foi ludibriado pelo aparato na queda do jogador belga.
34′ Desta vez foi João Mário ao ver o amarelo, após derrubar Edozie, impedindo-o de prosseguir saída prometedora. Decisão correta.
44′ Nico González cometeu falta tática ao agarrar Simic. A infração antidesportiva do espanhol foi bem punida com cartão amarelo.
52′ Golo legal de De Greef, sem falta inicial de Rits sobre Pepê (o brasileiro perdeu a bola sem sofrer infração).
54′ Francisco Moura devia ter sido advertido após agarrar de forma antidesportiva De Greefe. O árbitro fez análise diferente.
55′ Martim Fernandes atingiu o pé de Edozie, na sequência de contacto inevitável após lance entre ambos. O jogador inglês ficou lesionado e acabou substituído.
60′ Lance na área do Anderlecht: Martim Fernandes foi tocado por N’Diaye após o senegalês cabecear a bola de forma legal. O contacto decorreu da movimentação posterior de ambos. Não houve motivo para pontapé de penálti.
67′ N’ Diaye tocou na bola com o pé direito, sendo o contacto posterior com Martim Fernandes decorrente da forma como os dois tentaram ganhar o lance. Lance legal na área do Anderlecht.
75′ Lance para análise em dois momentos: primeiro Coosemans tocou na bola com a luva direita, sendo o contacto posterior com Samu decorrente dessa ação; depois o guarda-redes encostou nas costas de Nico González sem cometer infração sobre o avançado do FC Porto. Tudo certo na área do Anderlecht.
77′ Eustáquio lesionou-se no joelho mas na sequência de infração que o próprio cometeu. O árbitro decidiu acertadamente.
83′ O FC Porto colocou-se em vantagem após remate vitorioso de Fábio Vieira, após assistência de Nico González
86′ Golo do empate do Anderlecht, marcado por Amuzu. A bola ainda desviou na cabeça de Otávio antes de entrar na baliza de Diogo Costa.